Eleições 2012 e a Internet

Para começar o ano de 2012, resolvi adiantar um assunto que até agora deverá ser o maior Trending Topic do Brasil: as eleições municipais.

Em 2010, as eleições foram bastante discutidas na internet, mas pouco se pode mensurar  o resultado que as campanhas online trouxeram para alguns candidatos. Porém, 2010 parece ter sido um ano de experimentação apenas. Agora espera-se bem mais dos candidatos do que antes dada as experiências passadas e o volume maior de informações, ferramentas e pessoas para auxiliar nesta empreitada.

O jornalista Sérgio Lütdke acaba de lançar um blog chamado Planeje Sua Campanha carregado de dicas sobre como planejar uma campanha online. Um lugar com ricas informações para os futuros candidatos e seus assessores.

As eleições de 2012 na Internet prometem ser diferentes não só do lado dos candidatos mais do lado dos eleitores também que a cada dia percebem mais o quanto a internet lhes empodera como cidadãos. Ainda em 2010, eu ajudei a provocar o Transparência Hack Day PA, uma madrugada hacker para trabalhar em cima de dados de sites governamentais e promover transparência pública. Esse ano já começo a pensar em mais um Hack Day voltados para as eleições.

Como você acha que serão as eleições este ano na internet? Teremos mais resultados concretos? Deixe seus comentários.

Anúncios
Categorias: internet | Tags: , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Eleições 2012 e a Internet

  1. Lüdtke

    Luciano, obrigado pela gentil referência. A minha ideia é incentivar o uso da rede nas campanhas, um ambiente que, acredito, possa ser mais transparente, muito mais interativo e, portanto, mais democrático. O guia poderá ser de boa ajuda também para as campanhas que serão feitas com poucos recursos financeiros mas que conseguirem um engajamento voluntário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: