Hoje é “Dia do Não Fumar”

Hoje (16) se comemora em todo o país o Dia do Não Fumar, que tem como proposta mobilizar a população para discutir as conseqüências do tabagismo para a saúde. Nos últimos anos, o crescente número de doenças provocadas pelo fumo reforçou os questionamentos sobre os efeitos do tabagismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vício do cigarro é considerado a principal causa de mortes inevitáveis em todo o mundo.

A composição química da fumaça do cigarro envolve cerca de 4.720 produtos químicos, alguns deles radioativos, como o Polônio 210 e o Césio. O pneumologista Celso Antônio Rodrigues, chefe do Núcleo de Prevenção da Gerência do Câncer do Distrito Federal destaca o fato de que a receita para assistência à saúde no Distrito Federal, atualmente, é de R$ 20 milhões por mês, dos quais R$ 12 milhões são gastos com doenças relacionadas ao tabaco.

Deixo aqui meu apelo a todos envolvidos com o tema (fumantes passivos e ativos) que façam um esforço de consciência para conquistar uma vida saudável. Ao governo e instituições, meu apelo é para que se efetive a proibição do fumo em locais fechados como lojas, shoppings etc.

Na Unama onde estudo, o cheiro da fumaça de cigarro no ar já é quase constante. Apesar de ter sido projetado aberturas para circulação do vento, ainda assim o prédio mas parece um ambiente fechado que concentra toda a massa de nicotina no ar.

Não só hoje é dia de manifesto. Mas todos os dias.

Com informações do Portal Cultura.

Anúncios
Categorias: Jornalismo, Opinião | Tags: , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: