Dificuldades no Curso de Jornalismo

O curso de jornalismo apresenta ainda graves dificuldades na formação de profissionais para o mercado de trabalho. Hoje, estou no 5º semestre de jornalismo e verifico muitas falhas.

Não estou sozinho nas idéias. O site Observatório da Imprensa também publica artigos que apontam nessa direção. O que mais me chamou atenção, recentemente, foi o artigo Empreender, o Drama da Profissão, de Márcio Fernandes. No artigo, podemos verificar uma série de problemas:

  • Ensino voltado a formação de empregados; Ausência da disciplina Empreendedorismo – Muitos alunos de faculdades de jornalismo sonham em abrir sua própria agência de comunicação ou ter seu próprio negócio. No entanto, a ausência da disciplina “Empreendedorismo” na grade curricular não estimula nem orienta o formando para tal;
  • Formação de profissionais para as Redações – Durante o curso, os alunos aprendem muito sobre o cotidiano das redações de rádio, TV e impresso. Acontece que o mercado aponta para um crescimento das Assessorias de Imprensa, que irão empregar a maioria dos graduandos. A disciplina “Assessoria de Imprensa”, aliás, só é lecionada no último semestre do curso.
  • Inadequação às novas tecnologias – O curso de jornalismo ainda entende a atividade como produção de noticias e publicação. O curso não está atento às modificações que o mercado vêm sofrendo com a introdução de novas tecnologias como os Blogs. Acredito que a produção jornalística em blogs deveria ser incentivada pela academia.

Muito disso se deve ao caráter pouco dinâmico da academia quanto a evolução do sistema educativo. O método científico no qual se baseia o ensino das universidades é lento. Isso faz com que a universidade acabe por não ficar antenada com o mercado de trabalho.

Anúncios
Categorias: Jornalismo, Opinião | Tags: , , , , , , , , | 3 Comentários

Navegação de Posts

3 opiniões sobre “Dificuldades no Curso de Jornalismo

  1. Pingback: Luciano Cunha via Rec6

  2. Pingback: Características do comportamento empreendedor « Privado-Público

  3. Laís

    Estou no 2º ano da Faculdade de Jornalismo e com a queda do diploma desanimei muito e penso em partir para outra profissão. Palestras e professores na faculdade fazem o discurso de que as empresas de comunicação vão continuar contratando os diplomados. Mas será que isso é verdade? Sinceramente acredito que se eu estivesse trabalhando na área eu saberia mais do que aprendi na faculdade. Quem pretende ser jornalista precisa escrever bem, não adianta você ter diploma se o seu texto é ruim. Além disso a cultura e conhecimento que são adquiridos com a leitura são importantíssimos. Muitas empresas de comunicação já não pagam o piso salarial devido aos jornalistas, com o fim do diploma eles darão prioridade para o profissional que escreve bem e não jornalista diplomado que, por ser diplomado terá que receber um sálario maior. Então se você frequenta a faculdade e só lê o que lhe é pedido, com certeza vai ser mais um desempregado ao final do curso. A questão de que jornalista precisa passar pela faculdade e estudar disciplinas como ética, traz ainda muita discussão. Ética não se aprende, você tem ou não, é como ser honesto, não dá para fingir ser honesto se você não é.
    Não estou dizendo que os diplomados não tem chance nenhuma, tem sim e muita, mas têm que se destacar ainda mais e esperar pela desvalorização de sua profissão.
    Eu acho que só me enrolaram esses dois anos. Se as faculdades de Jornalismo não pretendem fechar as portas tem quefazer diferente e formar profissionais prontos realmente para o mercado de trabalho.
    Boa sorte para quem vai seguir essa carreira. Eu vou estudar para concurso público que eu ganho mais….Fui:D

    Os 10 mandamentos do Jornalista
    1º Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.
    2º Não verás teu filho crescer.
    3º Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.
    4º Terá gastrite, se tiver sorte. Se for como os demais, terá úlcera.
    5º A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o China in Box.
    6º Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.
    7º Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho.
    8º Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.
    9º Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.
    10º A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho, porém, a cafeína não te fará mais efeito.
    11º Terás sonhos, com entrevistados, e não raro, resolverás problemas de trabalho neste período de sono.
    12º Exibirás olheiras como troféus de guerra.
    13º E, o pior… Inexplicavelmente gostará de tudo isso…….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: