Notícia com texto popular é estratégia?

Deu no Overmundo:

O texto pertence ao jornal Diarinho – Diário do Litoral. O jornal existe há 27 anos e trabalha com uma linguagem “popular” e com matérias sensacionalistas.

A proposta de escrever como o povo fala – assim como no exemplo foi usado “sisplicar” para explicar-se – é bastante interessante e já foi defendida por muitos escritores e poetas da língua portuguesa no Brasil. No entanto, o que o Diarinho faz está longe de ser chamado de jornalismo. É sensacionalismo e uma boa estratégia para conseguir clientes.

Jornalismo de verdade se faz pela luta dos direitos do cidadão. Pela denúncia. Pela crítica. Pela análise. Publicar a história de um “adolescente abestalhado” chega a ser uma ofensa ao público.

Anúncios
Categorias: Jornalismo, Opinião | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Notícia com texto popular é estratégia?

  1. Roberto Raiol

    Estou acompanhando essa discursão há muito tempo, e vejo que essa questão é um fruto da pervesidade opotunista de alguns políticos que vivem usando o discurso que o Estado é grande de mais para ser adminsitrado. Isso é uma mentira e uma prova de incopetência de muitos políticos do sul do Pará. O que precisamos e ser mais organizados e mais preparados para saber escolher nossos representantes e parar de ouvir sofisma de uma meia dúzia de opstonista que vieram com uma mão na frente e outra atrás, que agora querem tirar proveito da situação.

    • gama

      Caro amigo,o seu comentário vai de encontro com o que também pensamos aqui em Tailândia, fizemos várias reuniões com grupos de estudantes do ensino médio e a conclusão que chegamos é a total incompetência dos políticos que prometem e não fazem e a conivência de grande parte da justiça que fecha os olhos para a corrupção enrraizada na cara de pau de todos eles que são indicados pelos ladrões dos cofres públicos. Quanto à afirmação de que o Estado é muito grande para ser administrado e que por isso o povo sofre, queremos dizer que o problema não é o tamanho do estado é a roubalheira que é maior do que o estado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: