Violência no Jornalismo

A imprensa paraense me assusta às vezes:

Já não bastava a pauta de extrema violência estampada na capa do jornal, ainda insistem em publicar isso em duas edições consecutivas!

A cidade é violenta sim! Os assaltos tem continuado sim! Mas manter uma câmera filmando isso para exibir no telejornal, publicar no impresso dois dias seguidos… É desumano!

O jornalismo não nasceu simplesmente para mostrar as atrocidades do cotidiano. Nasceu para servir de voz para o povo! Para colaborar na construção da cidadania! Banalizar a violência tem gerado vendas, mas não tem gerado resultados. É preciso bom senso para editar uma pauta dessas.

Jornalistas, editores e futuros jornalistas: Será que não é hora de mudar esse quadro? Será que não é hora de fazer uma imprensa diferente? Uma imprensa que se preocupe com seu público e respeite alguns limites?

É triste fazer do primeiro post desse blog uma indignação. No entanto, a motivação não será essa exclusivamente. Fica registrado aos leitores um CONVITE a participar da forma que puder melhor contribuir para mudar esse quadro.

Contexto da Notíca

Um homem de identidade até agora desconhecida roubou um celular de uma jovem no Conjunto Tapanã, em Belém do Pará. A população da área espancou o bandido, enquanto uma câmera de celular filmava o acontecimento. As imagens foram encaminhadas ao programa Barra Pesada que as exibiu, mostrando o linchamento do bandido e sua morte.

A polícia ainda não identificou ninguém do vídeo e o fato permanece em mistério.

Categorias: Jornalismo, Opinião | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.